Home Cidades Procon-AM cobra explicações após novo apagão em Manaus

Procon-AM cobra explicações após novo apagão em Manaus

por Luis Henrique
0 comentários
Foto: Divulgação

O Procon-AM cobra explicações da concessionária de energia após um novo apagão atingir Manaus e cidades da Região Metropolitana. A interrupção no fornecimento de luz ocorreu na noite de quarta-feira (2) e durou cerca de três horas.

Além da capital, os municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também foram afetados. Este é o segundo blecaute em menos de 30 dias.

Leia mais: Manaus e cidades do interior sofrem com novo apagão

Procon-AM quer respostas sobre falhas recorrentes

Segundo o Procon-AM, o motivo do apagão foi novamente o desligamento da linha de transmissão Jurupari-Oriximiná. A mesma falha já havia causado um blecaute em 07 de março, quando a concessionária culpou as fortes chuvas.

O órgão de defesa do consumidor notificou oficialmente a Amazonas Energia. O documento foi entregue na sede da empresa, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

Medidas exigidas pela fiscalização

O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa apresente:

  • Medidas preventivas para evitar novos apagões;
  • Plano de contingência e emergência em vigor;
  • Laudos técnicos do Operador Nacional do Sistema sobre os apagões;
  • Comprovação de atendimento prioritário a unidades de saúde;
  • Reparações para consumidores que tiveram prejuízos.

O órgão também quer saber quais ações foram tomadas após o primeiro blecaute, em março, e por que os serviços essenciais não foram priorizados no restabelecimento da energia.

Consumidor pode exigir seus direitos

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, afirmou que a população pode recorrer à justiça ou à própria concessionária para buscar reparações.

Quem assume o risco da atividade é o fornecedor. Estamos trabalhando para responsabilizar cada parte envolvida”, declarou Fraxe.

O Procon alertou ainda que o não envio das informações solicitadas pode ser considerado ato de desobediência, passível de sanções administrativas.

Casos como esse reforçam a importância de manter os direitos do consumidor em pauta. Para saber como registrar reclamações, acesse o site do Procon-AM.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.