quinta-feira, 21 novembro 2024
Home Interior Desavença política prejudica crianças autistas de Parintins

Desavença política prejudica crianças autistas de Parintins

por adm
0 comente

Numa demonstração de que vale tudo na disputa pelas eleições municipais de Parintins, até prejudicar crianças autistas, o prefeito Frank Bi Garcia mandou retirar funcionários custeados pelo município que prestavam serviços essenciais para o Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin). A entidade presta atendimentos especializados na saúde, assistência social e educação para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apoio a seus familiares.

Um farmacêutico, um administrador, um motorista e os vigilantes do Iapin pagos pela prefeitura, que ajudavam com a entrega de medicamentos, documentação e triagem de crianças, além das aulas de natação, transporte e segurança do local, foram recolhidos pela gestão do prefeito Bi Garcia. O motivo? Desavença política. O padrinho e fundador do instituto, vereador Babá Tupinambá (PDT), deixou a base aliada do prefeito nas eleições municipais deste ano e aderiu à chapa de oposição composta pelos candidatos Brena Dianná (União Brasil) e Massilon Cursino (PSB).

Iapin

O Instituto Iapin leva o nome de Isadora Tupinambá, filha do vereador de Parintins, Babá Tupinambá, diagnosticada com autismo e que faleceu com apenas dois anos de idade vítima de um afogamento em abril de 2021. A menina tornou-se símbolo da luta dos autistas em Parintins.

Babá transformou o luto da perda da filha em ação social e criou a instituição voltada para autistas. Ele não é o presidente do Iapin, mas articula e busca apoio de políticos locais e nacionais. Foi através de um Projeto de Lei aprovado na ALE-AM e sancionado pelo governador Wilson Lima por meio da Lei Ordinária nº 6.714/2024 que o Iapin se tornou uma organização de Utilidade Pública e, assim, pode receber doações de pessoas jurídicas, de bens apreendidos ou abandonados. Nesta época, tornou-se habilitada para participar de editais públicos, entre outros.

Em março deste ano, o Espaço Anjo Azul, que é um anexo do Iapin, foi inaugurado como um centro de lazer 100% adaptado para receber pessoas com TEA. Foi projetado com base na demanda dos pacientes e seus familiares. O investimento teve custo de R$ 400 mil. No local, é possível atender mais de 670 famílias com espaço sensorial, parque lúdico, quadra de areia, redário, varanda, piscina e circuito sensorial.

O Espaço Azul recebeu recursos do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a execução da Emenda de Bancada do União Brasil, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade, em 2023.

A notícia sobre o corte de funcionários que prejudicou o Instituto Iapin foi destaque na edição, desta segunda-feira (05/08), do programa Manhã de Notícias do jornalista Ronaldo Tiradentes, na rádio Tiradentes 89.7 FM.

Fonte: Jornalismo Parintins

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.