O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), dá início, nesta terça-feira (05/12), à operação Expoagro 2023. Ao todo, mais de 730 agentes vão trabalhar de forma integrada, durante a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas, realizada no Parque de Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, situado no quilômetro 2 da BR-174. A ação envolve efetivos das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) e Corpo dos Bombeiros (CBAM)
No Parque de Multiuso foram montadas câmeras de monitoramento interligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), que estará conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coordenado pela SSP-AM. A Delegacia Móvel, também, está no local e será chefiada pela PC-AM com efetivo diário.
A PMAM vai montar policiamento com todas as tropas especializadas compostas pelas Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Comando de Operações Especiais, Companhia Independente com Cães (CIPCães) e Montado (Cavalaria), além do policiamento ordinário realizado pela 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e da Força Tática.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, também, estarão presentes no evento com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) de combate a incêndio e uma Unidade de Resgate (UR).
Toda estrutura ficará no espaço durante os seis dias do evento, que contará com 450 expositores do ramo agropecuário. A estimativa é receber durante os dias do evento aproximadamente 350 mil pessoas.
Toda a operação será coordenada pela SSP-AM, a partir da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi).
Expoagro
A Expoagro é a vitrine do agronegócio sustentável amazonense e promove as melhores oportunidades para fazer negócios, contatos e conhecer novas tecnologias disponíveis no mercado, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores rurais e a população em geral, proporcionando desenvolvimento econômico, entretenimento e modernização do setor.
O evento é coordenado pela Sepror e suas unidades vinculadas: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).