quinta-feira, 14 novembro 2024
Home Cidades Após atingir pior seca em 121 anos, Rio Negro volta a subir em Manaus

Após atingir pior seca em 121 anos, Rio Negro volta a subir em Manaus

por kli
0 comente

Após 131 dias consecutivos de queda e enfrentando a pior seca em 121 anos, o Rio Negro, em Manaus, registrou um movimento de alta das águas. A mudança na tendência foi notada no último sábado (30), continuando nos dias subsequentes, marcando um aumento de 17 centímetros em apenas três dias.

No último fim de semana, o rio avançou 5 centímetros diariamente, e na segunda-feira (30), elevou-se em mais 7 centímetros. Após estabilizar em 12,70 metros na sexta-feira (28), o nível do rio chegou a 12,87 metros com a retomada da subida das águas na segunda-feira, segundo dados fornecidos pelo Porto de Manaus, responsável pela medição diária do Rio Negro no Centro de Manaus.

De acordo com o Porto de Manaus, neste ano, as águas começaram a baixar na capital no dia 17 de junho. Foram 131 dias seguidos de descida.

A seca severa fez o Rio Negro bater um outro um recorde no dia 22 deste mês: pela primeira vez, em 121 anos de medição, a cota ficou abaixo dos 13 metros.

Para se ter ideia, quando está cheio e preenchendo a orla do Porto de Manaus, o Rio Negro chega a atingir uma cota que varia entre 27 metros e 29 metros.

Apesar de o período chuvoso ainda não ter começado em Manaus, a retomada do aumento do nível do rio está sendo associada ao incremento dos rios na região de fronteira entre o Amazonas, Peru e Colômbia.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.