Benevides (PA) – Um casal foi preso nesta terça-feira (2) suspeito de maus-tratos que levaram à morte um idoso de 74 anos. A vítima era pai do homem e sogro da mulher. A prisão aconteceu durante a Operação Vox, da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPID), com apoio da Delegacia da Pessoa com Deficiência (DPPcD).
Segundo a delegada Caroline Batista, a investigação começou após uma denúncia anônima. O idoso teria sido atropelado e, depois disso, passou a viver com o casal, em condições precárias.
Idoso vivia isolado e sem cuidados básicos
De acordo com a Polícia Civil, o casal negava alimentação, assistência médica e higiene ao idoso. Ele morreu no dia 15 de agosto deste ano, após meses de sofrimento.
Testemunhas contaram que a mulher jogava restos de comida no prato da vítima. Já o homem impedia visitas de familiares e mantinha o idoso em isolamento total.
“Uma das testemunhas relatou que teve acesso ao idoso e que presenciou a vítima extremamente debilitada e faminta. Ela então deu alimento a ele, que o consumiu rapidamente, revelando um grau extremo de privação alimentar ao qual estava submetido”, disse a delegada.
Casal foi preso e está à disposição da Justiça
Com base nas provas, a Polícia solicitou a prisão preventiva dos dois, que foi autorizada pela Vara de Juiz das Garantias da Região Metropolitana de Belém. Após a prisão, o casal foi levado à unidade policial para os procedimentos legais.
Denúncias de maus-tratos contra idosos podem ser feitas na sede da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, na rua Domingos Marreiros, 2019, bairro do Umarizal, em Belém, ou pelo disque denúncia 181.
Últimas Notícias
Idoso leva terçadada na testa de homem armado atacou família de agricultores