Maceió (AL) – Um homem de 24 anos, natural de Poços de Caldas (MG), foi preso neste sábado (29) após ofender um policial da Oplit com frases de injúria preconceituosa durante uma abordagem na região da Praia de Pajuçara.
Segundo a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), a equipe foi acionada por populares que relataram uma briga na orla. Ao chegar ao local, os agentes identificaram os envolvidos e iniciaram a abordagem padrão.
Homem resistiu à abordagem e ofendeu policial
Durante a revista, um dos abordados se recusou a obedecer as ordens e reagiu verbalmente. Ao ser orientado a ficar em silêncio, ele afirmou que o policial deveria “abordar nordestino”, alegando ser mineiro. Em seguida, disparou: “não toque em mim, seu nordestino nojento”.
Diante da ofensa, os policiais deram voz de prisão. O suspeito resistiu novamente, sendo necessário o uso de força física para contê-lo e algemá-lo.
Crime de injúria preconceituosa é equiparado ao racismo
O homem foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Lúcia para avaliação médica. No local, ele ainda ameaçou o policial, dizendo que se vingaria. As ameaças continuaram durante o registro do flagrante na Central de Polícia.
O crime de injúria preconceituosa, também conhecido como injúria racial, foi equiparado ao racismo com a Lei 14.532/2023. A pena prevista é de 1 a 3 anos de prisão, além de multa.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil de Alagoas.
Últimas Notícias
Casal é preso por estuprar filha desde os 3 anos
Médica leva cabeçadas de paciente em UPA
Suspeito de torturar e matar homem após cavalgada é preso em AL