Um homem suspeito de envolvimento com garimpo ilegal de ouro foi alvo de uma operação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (7), em Iranduba, a 33 km de Manaus.
A ação faz parte da Operação Yakuruna, que investiga a atuação de criminosos na extração ilegal de minério no Amazonas. O investigado seria uma das peças-chave da rede criminosa.
Suspeito atuava na logística do garimpo ilegal
De acordo com o MPF, o homem organizava a logística de compra e venda de ouro extraído ilegalmente na região do Rio Japurá, entre os municípios de Japurá e Maraã.
Além disso, ele também comercializava mercúrio líquido, substância tóxica usada para separar o ouro nos garimpos clandestinos.
O suspeito ainda seria dono de embarcações utilizadas para transportar o minério e o mercúrio.
Mercúrio era vendido em plataformas digitais
As investigações fazem parte do Projeto Rede sem Mercúrio, que busca rastrear e impedir a venda ilegal do metal em marketplaces e e-commerces.
A PF identificou o envolvimento do suspeito a partir de transações feitas em plataformas digitais, como parte de uma ação para coibir o comércio do produto por meio de grandes empresas de tecnologia.
O objetivo é impedir que o mercúrio continue sendo vendido livremente pela internet, o que facilita a atividade de garimpeiros ilegais.
Operação Yakuruna já teve outras fases
Essa foi a terceira fase da operação. As anteriores ocorreram em agosto e outubro de 2024, com mandados cumpridos em outras áreas do estado.
Desde a criação dos Ofícios da Amazônia Ocidental, também em 2024, o MPF tem intensificado o combate ao garimpo ilegal na região Norte.
O órgão alerta para os impactos ambientais do uso de mercúrio, como a contaminação de rios, solos e do ar.
O nome do suspeito não foi divulgado. As investigações continuam.
Veja o que já se sabe sobre o caso
- Homem investigado por garimpo ilegal no Amazonas.
- Mandados cumpridos em Iranduba, a 33 km de Manaus.
- Suspeito vendia mercúrio líquido e ouro ilegalmente.
- Transações eram feitas em plataformas digitais.
- Operação Yakuruna está na terceira fase.
O MPF e a PF seguem atuando para desarticular a rede criminosa e proteger o meio ambiente da região amazônica.