Guardas municipais da Prefeitura de Manaus foram flagrados espancando um homem algemado dentro de um prédio abandonado no Centro da cidade. O vídeo da agressão viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (24).
A gravação mostra a vítima, um homem negro, rendido, algemado e sentado no chão. Mesmo sem reagir, ele é brutalmente agredido com um cassetete por um agente identificado como “Eugênio”.
Guardas municipais torturam homem algemado
Durante a sessão de espancamento, os guardas debocham da vítima. Um deles diz: “Tu só vai apanhar”, “desmaia”, “descansa aí e vai tomar outro pau”. A vítima implora: “Fui eu não, senhor. Eu juro!”, mas continua sendo agredida.
Outro agente, também não identificado, ironiza: “Ele não vai falar não? Vai apanhar até umas horas”. O motivo da violência ainda é desconhecido, mas tudo indica que os guardas buscavam alguma confissão.
Vídeo foi enviado por denunciante anônimo
As imagens foram enviadas ao site Radar Amazônico por um denunciante que preferiu não se identificar. Ele também não informou a data da gravação.
O prédio onde o crime aconteceu fica entre a avenida Sete de Setembro e a rua Gabriel Salgado, no Centro de Manaus. O local está abandonado e seria usado por agentes para ações fora do alcance de câmeras públicas.
Histórico de truculência da Guarda Municipal de Manaus
Essa não é a primeira vez que a Guarda Municipal de Manaus se envolve em casos de violência. No início do ano, o Radar mostrou a perseguição a vendedores de frutas no Centro.
Na ocasião, guardas foram flagrados destruindo mercadorias. Um vendedor de abacaxis teve parte da carga levada e o restante esmagado por uma viatura.
O que se sabe até agora
- Homem negro foi espancado algemado e rendido.
- Agentes debocharam e incentivaram a tortura.
- Vídeo foi feito em prédio abandonado no Centro de Manaus.
- Autor das imagens não quis se identificar.
- Motivo da agressão ainda não foi esclarecido.
O caso gerou revolta nas redes sociais. Internautas cobram providências da Prefeitura de Manaus e do Ministério Público.
A reportagem segue acompanhando o caso e aguarda posicionamento oficial da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Imagens divulgadas no site Radar Amazônico mostram o momento da agressão:
Agressores serão punidos
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais.