A Base Arpão 2 realizou mais uma grande apreensão de drogas no Amazonas. Policiais encontraram cerca de quatro quilos de maconha tipo skunk escondidos em uma mochila infantil, na noite de segunda-feira (24), durante uma fiscalização em uma embarcação no município de Barcelos.
A droga estava camuflada no forro do banheiro feminino do barco Comandante Natal VII. A ação contou com o apoio do cão farejador Kratos, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), que ajudou a localizar os entorpecentes.
Leia mais: Base Arpão 3 reforça combate ao crime no rio Solimões, no Amazonas
Fiscalização rigorosa impede tráfico nos rios
De acordo com o capitão PM Adonai de Araújo, comandante da operação, os criminosos tentaram despistar a fiscalização escondendo a droga em uma mochila infantil. No entanto, a equipe da Base Arpão 2 conseguiu identificar e apreender os entorpecentes.
“Eles tentaram esconder em uma mochila infantil, despistando qualquer indício, mas os nossos policiais, com ajuda do cão, conseguimos localizar mais uma vez os entorpecentes. A Base Arpão 2 tem um papel fundamental na segurança dos rios da Amazônia, impedindo que as drogas possam chegar em outras cidades. Seguiremos firmes nesse trabalho para coibir essas práticas criminosas”, afirmou o oficial.
Base Arpão 2 combate o crime no Amazonas
A Base Fluvial Arpão 2 é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para combater crimes nos rios do estado. A unidade já realizou diversas apreensões de drogas, armas e prisões de criminosos envolvidos no tráfico.
O material apreendido foi encaminhado para perícia pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). A Polícia Militar segue intensificando as fiscalizações para impedir que drogas circulem pelos rios da região.
Tráfico de drogas na Amazônia
O tráfico de drogas na Amazônia utiliza os rios como rota para transportar entorpecentes. As embarcações são frequentemente usadas por traficantes para levar drogas a outras cidades e até para fora do país.
Com a presença da Base Arpão 2, as forças de segurança têm conseguido interceptar carregamentos ilegais e prender suspeitos. A atuação da unidade tem sido fundamental para reduzir a criminalidade na região.
Reforço na segurança e novas operações
A SSP-AM tem investido no reforço da segurança fluvial, ampliando operações e aumentando o efetivo policial. A presença de cães farejadores e o uso de tecnologia avançada têm sido aliados importantes no combate ao tráfico.
As autoridades alertam que o trabalho de fiscalização continuará intenso para impedir que criminosos utilizem os rios como rota para o tráfico de drogas.