O governador Wilson Lima inaugura, nesta segunda-feira (24), a Base Fluvial Arpão 3, reforçando o combate ao crime nos rios do Amazonas. A nova estrutura ficará em Coari e atuará contra o narcotráfico, roubos e biopirataria.
Com a ampliação das bases fluviais e o uso de lanchas blindadas, o programa Amazonas Mais Seguro tem intensificado operações policiais nas áreas ribeirinhas. Isso resultou em mais apreensões de drogas, armas e prisões.
Leia mais: Em Manaus, mais de 400 pessoas são socorridas, por ano, com anéis presos aos dedos
Base Arpão 3 reforça segurança no rio Solimões
A nova base contará com cerca de 60 agentes das forças de segurança. Entre eles, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). A operação também terá apoio da Força Nacional e da Marinha do Brasil.
O objetivo é combater crimes como tráfico de drogas, contrabando e exploração ilegal de recursos naturais.
Investimentos ampliam combate ao crime
Desde a criação das bases fluviais, o Amazonas registrou um aumento significativo na apreensão de entorpecentes e armas. O reforço na segurança também resultou na prisão de criminosos que atuam na rota do tráfico.
O governador destacou que a presença da Base Arpão 3 ajudará a reduzir a criminalidade na região.
Região estratégica para o tráfico de drogas
O rio Solimões é uma das principais rotas do tráfico de drogas no Brasil. A localização estratégica da Base Arpão 3 permitirá ações mais eficazes contra o crime organizado.
Além do narcotráfico, a região sofre com crimes ambientais e roubos de embarcações.
Resultados positivos das bases fluviais
As operações das bases Arpão 1 e 2 já mostraram resultados expressivos. Nos últimos anos, toneladas de drogas foram apreendidas e diversos criminosos foram presos.
A expectativa é que a Base Arpão 3 amplie ainda mais esse impacto positivo na segurança pública.
Governo segue investindo na segurança
O programa Amazonas Mais Seguro continua expandindo suas ações. Além das bases fluviais, novas tecnologias e equipamentos estão sendo adquiridos para reforçar o policiamento.
O governo estadual reforça que o objetivo é tornar o Amazonas um estado mais seguro para a população.