quarta-feira, 23 abril 2025
Home Crimes Feminicídio: filho mata a mãe e é condenado em Manaus

Feminicídio: filho mata a mãe e é condenado em Manaus

por Luis Henrique
0 comentários
Foto: Divulgação

Joel dos Santos Ferreira, de 40 anos, foi condenado a 27 anos e nove meses de prisão pelo assassinato da própria mãe, Cleia Auzier dos Santos. O crime ocorreu em 23 de novembro de 2022, no conjunto Mundo Novo, bairro Cidade Nova, em Manaus.

A sentença foi proferida nesta terça-feira (11) pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, durante a 29.ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Leia mais: Ipaam promove ação em escolas sobre prevenção às queimadas e desmatamento no Amazonas 

Julgamento e condenação

Durante o julgamento, Joel confessou o crime. O Ministério Público pediu a condenação conforme a denúncia, enquanto a defesa tentou reduzir a pena, alegando confissão e pedindo a retirada da qualificadora de motivo fútil.

O réu foi condenado por homicídio qualificado, com agravantes de feminicídio, violência doméstica e por a vítima ter mais de 60 anos. A pena será cumprida em regime fechado.

O juiz Diego Daniel Dal Bosco presidiu a sessão, com o promotor Marcelo Bitarães de Souza Barros representando o Ministério Público e Rafael Albuquerque Maia atuando na defesa.

Detalhes do crime

Segundo a denúncia, na madrugada de 23 de novembro de 2022, Joel, sob efeito de álcool e drogas, tentou entrar na casa onde morava com a mãe, mas foi impedido por ela.

Ele arrombou a porta e iniciou uma discussão. Cleia começou a gritar por socorro, chamando o filho de “ladrão”.

Joel reagiu com violência, agredindo a mãe com um soco. Ela caiu e bateu a cabeça em pedaços de madeira espalhados pela casa, que estava em reforma.

Execução do crime

Após a queda da mãe, Joel decidiu se certificar de que ela estava morta. Ele quebrou o pescoço da vítima com as próprias mãos.

Depois do crime, ele dormiu. Ao acordar, enrolou o corpo da mãe em uma rede, colocou-o em um carrinho de mão e o levou para um terreno próximo.

Repercussão e contexto

O caso chocou a comunidade do conjunto Mundo Novo. Crimes de feminicídio têm sido cada vez mais frequentes no Brasil.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana da Justiça pela Paz em Casa busca acelerar julgamentos de violência doméstica.

Dados do Atlas da Violência mostram que o feminicídio cresceu nos últimos anos, reforçando a necessidade de punições severas.

Próximos passos

Joel estava preso preventivamente desde o crime. Com a condenação, a Justiça determinou o imediato cumprimento da pena.

A defesa ainda pode recorrer da decisão.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.