A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) realizou, entre os dias 3 e 5 de março, uma operação no município de Careiro/AM que resultou na destruição de estruturas usadas pelo crime organizado para o transporte de drogas.
Durante a operação, duas aeronaves e um avião monomotor de asa fixa, todos utilizados no tráfico, foram inutilizados. Além disso, cerca de 4 mil litros de combustível de aviação de origem ilegal foram destruídos, impedindo seu uso em atividades criminosas.
Leia mais: Mais de 270 motoristas embriagados são flagrados durante Lei Seca em Manaus
As equipes também identificaram e mapearam três pistas de pouso clandestinas usadas para operações do tráfico, o que representa um duro golpe contra a logística criminosa na região.
Um dos pilotos foi preso em flagrante enquanto transportava 250 quilos de drogas vindas do Peru, um fuzil calibre 5.56 e uma pistola de uso restrito. Ele foi conduzido para os procedimentos legais e está à disposição da Justiça.
A operação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), do Batalhão de Aviação do Exército (BAVEX) e da Companhia de Operações Especiais (COE), reforçando a integração entre as forças de segurança no combate ao crime organizado.
A FICCO/AM segue monitorando o uso de aeronaves pelo tráfico de drogas e reafirma seu compromisso em combater essas atividades ilícitas. O flagrante foi apresentado à Justiça Federal do Amazonas, que tomará as medidas necessárias.