sábado, 22 março 2025
Home Interior Ministério Público implementa projeto contra a violência doméstica em Manicoré e Coari

Ministério Público implementa projeto contra a violência doméstica em Manicoré e Coari

por Luis Henrique
0 comente
Foto: Divulgação

Em razão dos altos índices de violência contra a mulher, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deu início à implementação do projeto “Novos Caminhos”, nos municípios de Manicoré e Coari. A iniciativa, de autoria da promotora de Justiça Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, oferece orientação e acompanhamento a homens autores de violência doméstica, com o objetivo de reduzir a reincidência desse tipo de crime

De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher de 2024, 57% das mulheres no Amazonas já sofreram violência doméstica, percentual superior à média nacional (48%). Além disso, 93% das vítimas no estado relataram agressão física, índice acima da média nacional, que é de 89%.

Leia mais: Segurança no Trânsito: campanha ‘Volta às Aulas’ do Detran-AM segue até dia 21 em Manaus

Diante desse cenário, o projeto “Novos Caminhos” foi desenvolvido como uma ferramenta para interromper o ciclo da violência e promover uma mudança de comportamento dos agressores.

“A elaboração do Projeto ‘Novos Caminhos’ decorreu da necessária implementação e estruturação dos centros de responsabilização e restauração para autores de violência doméstica como política pública preventiva à violência contra a mulher, objetivando contemplar os três eixos previstos na Lei Maria da Penha: proteção à vítima, prevenção à violência e responsabilização do autor. A ideia é implementar inicialmente o Projeto nas comarcas de Manicoré e Coari e depois expandir para outros municípios, fortalecendo a atuação do Ministério Público e das redes de proteção no combate e na prevenção à violência contra a mulher”, afirma a promotora de Justiça Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho.

Para garantir a efetividade do projeto nas duas cidades, o MPAM determinou o agendamento de reunião com as prefeituras, as Secretarias Municipais de Assistência Social e os coordenadores do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para apresentação da iniciativa e definição dos fluxos de atendimento.

Em Coari, o promotor de Justiça Yury Dutra da Silva, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Coari, exaltou a ideia da colega e comprometeu-se com os mesmos objetivos. “Inspirados por essa louvável iniciativa da dra. Ludmilla Dematte, nós conduziremos trabalhos paralelos em Coari com a mesma finalidade, que é a de implementar alternativas de ressocialização para os autores de violência doméstica, um público que, em geral, não discute ou reavalia suas próprias condutas e tampouco são submetidos a apoio de rede e profissionais especializados”, explicou o promotor de Justiça.

Além disso, o MP solicitou dados à Polícia Civil sobre o número de inquéritos relacionados à violência doméstica e feminicídio nos anos de 2023, 2024 e 2025, bem como informações ao Judiciário acerca da quantidade de processos criminais envolvendo violência doméstica e medidas protetivas concedidas no mesmo período.

Com informações da assessoria

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.