Balanço: Escola Pública de Trânsito do Detran-AM forma mais de 3.700 pessoas com cursos gratuitos

Foto: Divulgação

A Escola Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), localizada no Shopping Manaus Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, na zona norte de Manaus, formou de maneira gratuita, ao longo do ano de 2024, 3.733 pessoas com cursos de Atualização de CNH, Direção Defensiva, Instrutor de Trânsito, Mecânica Básica Voltada às Mulheres, dentre outros.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, os cursos ofertados, além de educarem os condutores, também tem um papel importante na redução dos sinistros de trânsito. “Nosso objetivo, além de educar o cidadão, é também reduzir o número de acidentes, pois durante as aulas, reforçamos o papel de cada pessoa no sistema viário”, comenta ele.

Leia mais: Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus atendem em novos endereços

Além disso, Waughan salienta que os cursos ofertados gratuitamente também acabam por gerar emprego e renda. “Muitas pessoas entraram no mercado de trabalho porque conseguiram se especializar como instrutor de trânsito, por exemplo. Então, é muito mais do que um curso, é uma oportunidade”, completa o diretor-presidente do Detran-AM.

Ofertas

A Eptran também ofertou cursos de Condutor de Veículo de Emergência, Condutor de Transporte Escolar, Monitor de Transporte Escolar, Atualização de CNH, Especialização e Atualização para Mototaxistas, e Direção Defensiva em municípios do Amazonas, tais como: Barreirinha, Itapiranga, Tefé, Manacapuru, Silves, São Sebastião do Uatumã, Presidente Figueiredo e Parintins.

Foi firmado, ainda, parceria para especialização de condutores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Serviço Social do Comércio (Sesc), Empresa Norte Tech Ltda, Fiber Network, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Cooperativa dos Permissionários Associados Transportes Alternativos e Fretamento Urbanos de Manaus (Coopatam), além do Porto do Chibatão, totalizando cerca de 420 condutores formados.

“A Escola Pública de Trânsito tem função dupla, que é não apenas formar novos profissionais, mas transformá-los em condutores melhores e preparar a nova geração, promovendo um trânsito mais ordeiro”, finalizou Rosane Lustosa, coordenadora geral da Eptran.

Com informações da assessoria

Related posts

Drogas avaliadas quase R$ 2,5 milhões são apreendidas em barco vindo para Manaus

Empresário do ramo de carros morre após anestesia geral para fazer tatuagem

Detran-AM: Durante Operação Lei Seca, homem é preso em flagrante por uso de CNH falsificada