quarta-feira, 14 maio 2025
Home Cidades MP-AM convoca médicos do ITOAM para esclarecimentos após vazamento de complô para paralisar atividades em unidades de saúde às vésperas do Natal

MP-AM convoca médicos do ITOAM para esclarecimentos após vazamento de complô para paralisar atividades em unidades de saúde às vésperas do Natal

por adm
0 comentários

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) convocou representantes do Instituto Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para uma reunião de emergência nesta segunda-feira (23/12), após identificar indícios de que ortopedistas articulavam a paralisação das atividades em unidades da rede estadual, com o objetivo sobrecarregar os atendimentos do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, levando a unidade ao colapso. 

O “boicote” estaria sendo planejado para acontecer às vésperas do Natal e era articulado pelos profissionais em grupo de aplicativo de mensagens. Após a ampla repercussão do assunto, o setor de inteligência do Ministério Público teve acesso a prints das conversas entre os médicos e constatou que as mensagens de incentivo ao plano eram reais. 

Além da convocação, a promotora Luissandra Chíxaro, titular da 58 Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP), recomendou à empresa médica ITOAM “que se abstenha de paralisar suas atividades, ainda que parcialmente, junto à rede estadual de saúde pública, e que se mantenha no cumprimento de seus deveres prestacionais”. Caso a medida seja descumprida, os responsáveis poderão responder civil e criminalmente.  

Conforme o entendimento do MPAM, o possível abandono de plantão por um médico, agravado pela prática dessa conduta de forma coletiva e coordenada,  em data de enorme demanda em atendimentos, pode implicar incursão em uma série de crimes previstos no Código Penal, entre eles o abandono de função; omissão de socorro; homicídio qualificado por motivo torpe, fútil, pelo uso de recurso que torna impossível a defesa do ofendido, pelo emprego de meio insidioso e cruel que pode resultar em perigo comum; lesão corporal, que pode ser qualificada pelo resultado da conduta, entre outros.

À Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a promotoria recomendou que sejam adotadas medidas de conciliação com à empresa médica e profissionais, a fim de garantir que as atividades não sejam paralisadas. 

Questões estruturais

O Ministério Público realizou visita técnica no sábado (21/12) às unidades que integram o Complexo Hospitalar Sul (CHS), Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu.

Durante a visita, onde pacientes que estavam nas duas unidades foram ouvidos, o órgão apontou algumas irregularidades estruturais. Por esse motivo, a SES-AM terá que apresentar explicações sobre como pretende melhorar a parte estrutural dos referidos hospitais.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.