O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou nesta terça-feira (10) uma operação contra um esquema de grilagem de terras em Búzios, na Região dos Lagos. O ex-deputado estadual Natalino José Guimarães e outros seis envolvidos foram presos. A organização criminosa invadia, desmatava e vendia terrenos ilegalmente desde 2020.
A operação incluiu 12 mandados de busca e apreensão em Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras e na capital fluminense. Natalino foi capturado em Campo Grande, enquanto o líder do esquema, Esmeraldo da Conceição, foi preso em Búzios.
Leia mais: PF mira ex-secretário, funcionário de cartório e outros alvos em esquema de grilagem na Amazônia
Com histórico ligado à milícia Liga da Justiça, Natalino e outros investigados intimidavam moradores e proprietários com seguranças armados e promoviam desmatamentos na região.
As terras invadidas eram loteadas e vendidas ilegalmente. Segundo o MPRJ, o grupo também usava processos judiciais sem decisões favoráveis para justificar as ocupações.
Ao sair da Cidade da Polícia, Natalino se manifestou dizendo que houve uma injustiça e que não tem nenhuma ligação com crimes de grilagem.