terça-feira, 12 novembro 2024
Home Cidades Secretário contrata empresa alvo da PF por valor milionário

Secretário contrata empresa alvo da PF por valor milionário

por Raphael
0 comente

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Manaus (Semulsp), comandada por Sabá Reis, firmou um novo contrato milionário com a empresa MURB Manutenção e Serviços Urbanos LTDA, investigada pela Polícia Federal. O extrato foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 31.

O contrato tem valor global de R$114.827.999,88 para execução de serviços de conservação e limpeza urbana em vias, logradouros e bens públicos da prefeitura.

Do valor total, R$ 7.974.166,66 já foram repassados à empresa. O restante será liberado no período que sobra de vigência do contrato, que tem duração de 12 meses contando a partir de 3 de outubro de 2024.

Contratação logo após eleição

Mal terminou o segundo turno das eleições de 2024, e a prefeitura já realizou uma contratação inesperada com recursos milionários. A rapidez da decisão e os valores envolvidos levantam dúvidas sobre a transparência e os critérios adotados pela gestão de David Almeida.

O que mais chama atenção é a aparente falta de rigor nas escolhas do Executivo Municipal: uma empresa sob investigação da Polícia Federal será beneficiada com o repasse quando o seu antecedente deveria ser um fator determinante para sua exclusão da administração pública.

A contratação da MURB, com este histórico suspeito, pode soar como uma afronta tanto aos órgãos de controle quanto à população de Manaus.

Investigada pela PF

Em 2023, a Polícia Federal deflagrou a Operação Dente de Marfim, que revelou diversos ilícitos praticados pela Semulsp com a empresa Mamute Conservação.
Entre as irregularidades identificadas estavam troca de favores, nomeação de parentes e pagamentos indevidos ao titular da pasta, Sabá Reis.

Após o escândalo envolvendo a Mamute, a prefeitura contratou de forma emergencial e sem licitação a MURB, que pode ser um desdobramento da operação, pois a empresa foi denunciada por financiar um evento em apoio à candidatura de Daniel Almeida, irmão do prefeito David Almeida, ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2022.

Essa não é a primeira acusação de irregularidades envolvendo a MURB. Em 2011, conforme publicado pelo portal Radar Amazônico, os donos da empresa, que também são proprietários da Arganorte Indústria e Comércio, foram investigados por superfaturamento na merenda escolar fornecida à Prefeitura de Manaus e tiveram seus bens bloqueados pela Justiça Federal.

O Portal O Poder entrou em contato com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) a respeito da contratação, mas não obteve retorno até a publicação dessa matéria.

Fonte: Portal “O Poder”

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.