terça-feira, 3 dezembro 2024
Home Cidades UEA sedia abertura da Ação Saberes Indígenas na Escola

UEA sedia abertura da Ação Saberes Indígenas na Escola

por Raphael
0 comente

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), realizou a cerimônia de abertura do curso de formação para cursistas indígenas dos municípios de Careiro da Várzea, Manaquiri, Beruri e Careiro da Várzea, nesta terça-feira (29/10). O evento aconteceu na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada.

A ação conta com uma equipe de 80 cursistas indígenas, que receberão aulas até o dia 30 de outubro visando articular a formação e desenvolvimento de material didático para compor o ensino e conhecimento em escolas que façam parte de contextos indígenas em diversos municípios do Amazonas.

Leia mais: Núcleo de Práticas Jurídicas da UEA celebra primeiro caso julgado de maternidade socioafetiva

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Fábio Carmo, representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância da formação e falou sobre futuras possibilidades em mais formações indígenas na universidade. “Essa parceria vem trazendo frutos importantes para a UEA desde seu surgimento. A vontade da universidade é de realmente fazer essa capilaridade, de levar esse curso para outros municípios e continuar formando e levando conhecimento”, destacou o pró-reitor.

A Prof.ª Dra. Célia Bettiol, coordenadora institucional do Saberes Indígenas – Núcleo UEA, falou sobre a dedicação dos cursistas em chegarem até a cidade de Manaus para receber as aulas. “A UEA se abre a isso com carinho e com compromisso. Tenho certeza que nós teremos uma produção muito boa e que, no final, será destaque. Nossa equipe é muito boa, nossa parceria é comprometida. Que esses dois dias sejam de muito aprendizado”, destacou Bettiol.

Sobre a Asie

Criada em 2013 e coordenada no âmbito da CGPEI, a Ação Saberes Indígenas na Escola integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013, e fomenta a formação continuada de professores indígenas que atuam na Educação Escolar Indígena. É desenvolvida em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal, os municípios e as Instituições de Ensino Superior (IES), de cada Território Etnoeducacional, e baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade.

A Asie tem como objetivos específicos oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento, conhecimentos dos povos indígenas, contemplando as dimensões da interculturalidade, do bilinguismo/multilinguismo e da pluralidade epistêmica; e fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da Educação Escolar Indígena.

Em 2024, a Ação Saberes Indígenas na Escola ganhou uma nova roupagem na interface com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA. A minuta de Portaria da Ação Saberes Indígenas na Escola, que institui a Re-Co-SIE e a interface com o CNCA está em tramitação.

Em 2023, o investimento ficou em R$ 9.200.968,00 (9 milhões, duzentos mil e novecentos e sessenta e oito reais). Em 2024, o investimento é de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões), atendendo um total de 4 mil professores indígenas cursistas e 400 professores indígenas orientadores de estudos, que receberão a formação por meio de 50 IES.

Com informações da Assessoria

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.