A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17/10), a Operação Smurfingville, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro. Durante a ação, a PF cumpriu um mandado de prisão preventiva e um mandado busca e apreensão na cidade de Joinville/SC, ambos expedidos pela Justiça Federal. Além disso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Estadual de Santa Catarina em julho de 2023, no âmbito da Operação Caça-Fantasma, da Polícia Civil.
As investigações tiveram início em 2022 para apurar o desvio de cerca de R$ 1,4 milhão de uma conta bancária, mediante fraude eletrônica, mas que acabou revelando uma estrutura organizada para a lavagem de dinheiro de diversos outros crimes.
Leia mais: Após chegar de Santa Catarina, homem é executado em Manaus
Foi identificado que uma mulher, residente em Joinville, mantinha cerca de 40 contas bancárias para fracionar grandes valores provenientes de atividades criminosas, como extorsões, furtos e fraudes bancárias, em pequenas transações financeiras. A pulverização desses valores era realizada entre as diversas contas e ao final realizados saques fracionados ou transferências para terceiros.
Essa prática, conhecida como “smurfing”, é frequentemente utilizada por criminosos na tentativa de dificultar a fiscalização pelas autoridades financeiras. Foragida da justiça há cerca de um ano, a mulher presa hoje responde pelo crime de lavagem de dinheiro.