quinta-feira, 21 novembro 2024
Home Cidades Pesquisa que excluiu nome de candidato à Prefeitura de Manaus tem divulgação suspensa pela Justiça

Pesquisa que excluiu nome de candidato à Prefeitura de Manaus tem divulgação suspensa pela Justiça

por Raphael
0 comente

A empresa AtlasIntel Tecnologia de Dados LTDA foi obrigada pela Justiça Eleitoral a suspender a divulgação de pesquisa eleitoral realizada pela empresa, registrada sob o número AM-02999/2024, que excluiu o nome do candidato Roberto Cidade das questões propostas. O pedido de suspensão foi realizado pela coligação de Cidade, “Manaus Merece Mais”, que alegou a presença de irregularidades na pesquisa.

De acordo com a coligação. a empresas registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob informação de que coletaria dados sobre intenções de voto para o cargo de prefeito. O questionário proposto, entretanto, foi considerado sem relação com o pleito pelo juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 062ª Zona Eleitoral de Manaus, que analisou a pesquisa e concluiu que apenas 2 dos 14 quesitos apresentados estão relacionados ao objeto registrado no TSE.

Leia mais: Roberto Cidade é excluído de pesquisa AtlasIntel sobre intenções de voto à prefeitura de Manaus

“Destaca que as perguntas contidas no questionário se referem às eleições gerais de 2022 e, particularmente, aos cargos de Presidente da República e ao cargo de Governador do Estado. Aduz, ainda, que no quesito acerca de possível segundo turno para disputa ao cargo de prefeito municipal no pleito de 2024, a pesquisa foi arbitrária e direcionada a somente 03 (três) candidatos, excluindo propositalmente o candidato Roberto Cidade da coligação Manaus Merece Mais”, destaca o documento.

Diante dos fatos, o juiz apontou em seu parecer a possiblidade da pesquisa causar dano ao influenciar a escolha dos eleitores. No questionário, também havia perguntas sobre eleições e preferências dos eleitores por candidatos à presidente e governador, por exemplo.

A AtlasIntel foi informada de que a suspensão permanecerá em vigor até nova decisão deste juízo eleitoral. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária de 5 mil reais, que começará a contar a partir do dia seguinte à intimação efetiva.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.