Uma operação conjunta realizada pelas polícias Militar e Civil movimenta o Complexo da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (03). Por conta da ação policial, tireoteios intensos têmn sido registrados por moradores desde as primeiras horas do dia.
Um veículo pertencente à frota do BRT chegou a ser atingido durante o confronto, enquanto trafegava na avenida Brasil, principal via da cidade, na altura da estação da Fiocruz. O projétil atingiu a porta traseira do coletivo no momento em que o motorista seguia para o Terminal Gentileza, na região central, para iniciar o serviço do dia e, felizmente, ainda não havia passageiros no ônibus. Não houve vítimas.
Leia mais: Entenda o Plano de Transformação Ecológica lançado na COP28
A ação policial visa a prisão de lideranças ligadas ao Terceiro Comando Puro (TCP), que comanda a maior parte das comunidades da Maré. Tiros foram ouvidos nas regiões da Vila do João, Salsa e Merengue, Parque Ecológico, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Morro do Timbau e Nova Maré. Drogas e armas, incluindo fuzis, foram apreendidos.
Os alvos da operação seriam criminosos envolvidos em tiroteios recentes envolvendo o TCP o Comando Vermelho (CV), que intensificaram a disputa por regiões em busca de expandir a influência do tráfico nas localidades.
Devido a operação, a Secretaria Municipal de Educação informou que 37 escolas foram fechadas na Maré. Já na rede estadual, uma unidade não abriu nesta terça (3).
As informações são do jornal “O Dia” / Imagem: Reprodução TV Globo