Pontual Pesquisas: David Almeida tem 32,5%, Amom Mandel 21,0% e Roberto Cidade 15,0%, a 50 dias da eleição

Fonte: site “O Poder”

O Instituto Pontual Pesquisas divulga neste sábado, 17, o estudo sobre a disputa para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. A pesquisa ouviu 1.066 eleitores dos 63 bairros de Manaus entre os dias 12 e 15 de agosto e coletou intenções de votos para os seguintes  candidatos: David Almeida, Amom Mandel, Roberto Cidade, Alberto Neto, Marcelo Ramos,  Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos.

O atual prefeito David Almeida (Avante) lidera as intenções de votos com 32,5%, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania) com 21%. Em terceiro lugar, está o deputado estadual Roberto Cidade (UB), que possui 15% das intenções de votos dos eleitores.Em quarto lugar está o deputado federal Alberto Neto (PL) com 10,1%. Marcelo Ramos (PT) aparece com 4%; Wilker Barreto (MOBILIZA) com 1,3% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,9% das intenções de voto.

Leia mais: David Almeida perde processo contra Roberto Cidade

Em quarto lugar está o deputado federal Alberto Neto (PL) com 10,1%. Marcelo Ramos (PT) aparece com 4%; Wilker Barreto (MOBILIZA) com 1,3% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,9% das intenções de voto.

Além disso, a pesquisa indica que 6,8% dos eleitores afirmaram que votarão BRANCO/NULO, ou seja, não escolheram nenhum candidato. Do total da amostra, 8,4% afirmaram que estão INDECISOS, sendo assim, ainda não decidiram em qual candidato votar. 

A sondagem, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09732/2024, é a quinta realizada pelo Instituto Pontual este ano para a cidade de Manaus.

David Almeida e Marcelo Ramos são os mais rejeitados em Manaus 

A pesquisa também revelou os índices de rejeição dos candidatos. David Almeida alcançou o primeiro lugar em rejeição atingindo 22%, seguido por Marcelo Ramos com 20,2%. Amom Mandel aparece na terceira colocação com 17,4% de rejeição. Roberto Cidade aparece com 7,1%; Alberto Neto com 6,2%; Gilberto Vasconcelos com 6,1% e Wilker Barreto com 4,4%. No total da amostra, 11,9% dos eleitores de Manaus não souberam opinar sobre qual candidato eles mais rejeitam. Já 4,7% afirmaram que opinaram BRANCO/NULO.

Manaus: 40,1% ainda não decidiram seu voto 

Durante as pesquisa, os eleitores foram questionados se o seu voto está decidido ou não. 59,9% dos eleitores afirmaram estarem decididos, enquanto 31% ainda não se decidiram e 9,1% não souberam opinar, totalizando 40,1% que ainda não decidiram seu voto. De acordo com as eleições anteriores, mais próximo da data de votação, o número de eleitores decididos em Manaus tende a aumentar. 

Números se movimentam 

A pesquisa, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, mostra que David Almeida subiu de 31,5% para 32,5%, o que denota uma variação positiva de 1% em um espaço de 15 dias, considerando os dados do estudo divulgado em 2 de agosto pela Pontual Pesquisas.

De acordo com o estudo, o deputado federal Amom Mandel apresentou variação negativa de 23,2% para 21% nas últimas duas semanas. 

O candidato do União Brasil, Roberto Cidade, apresenta um quadro de estabilização dentro dos 15% em intenções de votos. No dia 2 de agosto, o deputado estadual apresentou 15,6% e no estudo divulgado hoje, Cidade está com 15%.

Alberto Neto também estabilizou em 10%. Em 2 de agosto, o deputado federal estava com 10,5% e, no estudo recente, ele está com 10,1%. Da mesma forma, Marcelo Ramos também estabilizou. Há quinze dias, o político aparecia com 4,5% e hoje aparece com 4%.

O candidato Wilker Barreto estava com 2,4% na pesquisa divulgada em 2 de agosto, mas reduziu para 1,3% na preferência do eleitorado. Gilberto Vasconcelos, que aparecia com 2,4%, caiu vertiginosamente para 0,9%.

Para fins de validação, o Instituto Pontual possui registro no CONRE 7 sob número 8260, com estatístico devidamente registrado sob número 9079. As pesquisas realizadas pela Pontual são supervisionadas pelo Professor Mestre Eric Barbosa, com ênfase em estudos de mercado e opinião pública com atuação na região norte desde 2016.

Acesse relatório completo.

Reportagem: Augusto Costa / Foto: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Related posts

Bebê de 23 dias é salvo por Bombeiros após engasgar durante amamentação

Secretário contrata empresa alvo da PF por valor milionário

ONG cadastra mães em banco de dados internacional