sexta-feira, 22 novembro 2024
Home Cidades Justiça obriga Amom Mandel a provar acusações contra cúpula da SSP-AM

Justiça obriga Amom Mandel a provar acusações contra cúpula da SSP-AM

por adm
0 comente

Por Revista Cenarium

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Amazonas, Ronnie Frank Stone, interpelou o deputado federal Amom Mandel (Cidadania/AM) para explicar a acusação feita contra a cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) de “envolvimento com o crime organizado”, durante o debate na TV Band Amazonas, no último dia 8 de agosto. A decisão atende ao pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AM) e foi publicada nesta quinta-feira, 15.

Ronnie Frank Stone pontuou duas determinações a Amom Mandel: primeira, informar os “servidores/terceiros que fazem parte das raízes de organizações criminosas na Secretaria de Segurança Pública, mencionado em debate”; segunda, apresentar “provas ou meio de provas que dispõe para demonstrar a ocorrência dos fatos por si narrados”.

O magistrado informou que o processo tem caráter “não-contencioso”, que é a ação judicial originada no campo administrativo ou privado, podendo ser levada ao Poder Judiciário. Até a publicação desta matéria, o deputado Amom Mandel não comentou o teor da decisão Ronnie Frank Stone nas redes sociais.

Veja decisão

Operação Impacto

Antes de fazer a acusação contra a SSP/AM no debate da Band, Amom Mandel já havia mencionado a denúncia contra a mesma secretaria dois dias após não gostar de ser abordado por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), durante uma Operação Impacto, na Zona Leste de Manaus, no dia 4 de janeiro deste ano.

Amom alegou que estava sendo “perseguido” pelas viaturas da Rocam por ter “protocolado” denúncia contra a SSP/AM, um mês antes, 13 de dezembro de 2023. Os policiais da Rocam informaram que o deputado transitava com as “luzes do carro apagadas” e a equipe seguiu o procedimento padrão de abordagem do veículo. Amom chegou a “dar voz de prisão” aos policiais e o caso foi parar na delegacia.

Após a nova acusação do debate da TV Band, em 8 de agosto, vazou o Ofício da PF/AM 611, o qual a CENARIUM teve acesso, datado de 1° de abril, que nega o protocolo da denúncia contra a SSP/AM apontada pelo deputado.

O documento da PF foi enviado a pedido do corregedor regional da Polícia Federal, o delegado Victor de Alencar Araújo Motta, ao corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, coronel Franciney Machado Bó.

A declaração do corregedor dá conta de que não há procedimento investigatório aberto a partir de “suposta denúncia feita pelo deputado federal Amon Mandel, envolvendo membros da cúpula da Secretaria de Segurança Pública“.

Nova versão

Após a publicação da matéria da CENARIUM sobre a PF negar protocolo do deputado contra a cúpula SSP/AM, Amom Mandel emitiu nota informando que a denúncia contra a secretaria foi entregue ao então superintendente da PF/AM, Umberto Ramos. Procurado pela reportagem, Ramos não respondeu aos questionamentos sobre a afirmação de Amom Mandel.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.