Após a empresa Futura Inteligência apontar um empate triplo entre os candidatos à Prefeitura de Manaus David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (União Brasil), o prefeito e candidato à reeleição fugiu do debate da TV Band Amazonas, realizado na noite desta quarta-feira, 8. O perfil do prefeito no Instagram saiu do ar durante o confronto entre os candidatos.
A CENARIUM apurou que o Comitê Eleitoral do prefeito orientou o candidato a desistir do debate, que reuniu outros quatro candidatos, por conta da queda de Almeida nas pesquisas de intenção de voto, que já colocaram o prefeito com mais de 30% em 2023.
Na terça-feira, 6 de agosto, David Almeida registrou 22,2%, Amom teve 18,7% e Cidade registrou 17,4% na pesquisa da empresa Futura Inteligência. Considerando a margem de erro do estudo de 3,1% para mais ou para menos, os três candidatos estão empatados tecnicamente.
PUBLICIDADE
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-02198/2024, a pesquisa da Futura ouviu 1.000 pessoas de 24 a 25 de julho e foi divulgada, primeiramente, pela Revista Exame nessa terça-feira, 6.
Além de Roberto Cidade e Amom Mandel, compareceram ao debate da Band os candidatos a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (PT) e Alberto Neto (PL). A TV Band definiu a participação dos candidatos no debate com base nas pesquisas eleitorais até a quinta colocação.
Hacker
A assessoria de imprensa de David Almeida informou que o perfil do prefeito, candidato à reeleição, saiu do ar por conta de um ataque cibernético. “A conta do prefeito David Almeida no Instagram sofreu um ataque hacker na noite desta quinta-feira, 8, e foi retirada do ar. O ataque ocorreu logo após o candidato a reeleição divulgar na rede social seu plano de governo“, diz a nota de Almeida.
Fuga
David Almeida informou, em nota, que não foi ao debate da TV Band por conta dos ataques dos adversários. “(…) existe, de forma articulada e sistemática, é uma sucessão de mentiras, ataques e fake news contra o prefeito David e a sua gestão. Acreditamos que a democracia exige debates sobre problemas reais (…)”, explica a nota do prefeito.
Fonte: Revista Cenarium