Na tarde deste sábado (27), ocorreu o evento “Papo de Futuro – A Juventude em Ação”, com a pré-candidata a vereadora, Tainara França (PRD). O bate-papo contou com a presença de quase 300 jovens de diferentes zonas da capital amazonense, reunidos para ouvir e falar sobre política. A pré-candidata apresentou seus projetos para Manaus, além de conversar sobre o que é política, quais as funções de um vereador e prefeito e como a juventude pode estar inserida na política. O encontro ocorreu no Clube Atlético Rio Negro, no Centro Histórico de Manaus.
Durante o encontro, Tainara explanou suas inquietudes que a fizeram disputar um cargo eletivo na Câmara Municipal de Manaus, e na roda de conversa, ela ouviu as demandas dos jovens sobre os problemas relacionados a esporte, educação, saúde e infraestrutura.
“Eu sou apaixonada por pessoas e eu luto por um mundo com mais oportunidades. Essas duas informações sobre mim se complementam, pois sonho em ser parte da mudança que eu quero ver no mundo, mas eu não quero só sonhar, quero realizar e por isso eu venho como pré-candidata a vereadora”, declarou Tainara.
Os jovens questionaram a situação da saúde primária nos bairros. Relataram a demora das filas no sistema para se conseguir consultas médicas e marcar exames e questionaram como a pré-candidata pretende atuar nessa área.
“Uma das propostas do candidato a prefeito por Manaus, Roberto Cidade, é de intensificar os atendimentos, com a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), além de colocar as unidades que já existem para funcionar 24h, e o papel do vereador enquanto a isso é criar projetos de fiscalização para ter certeza que a proposta será cumprida.”
Sobre Educação, que é um fator de mudança na vida de todo ser humano, a juventude questionou quais os projetos da candidata voltados para a educação básica.
“É por meio da educação que podemos ter um futuro melhor, e o que eu penso é que a educação primária é a base de tudo. Temos que começar a olhar para essa área como um todo, o nosso projeto pra educação é olhar para além da estrutura e estatísticas. É entender a realidade dos alunos e dos professores da educação básica.”
Ao ser questionada sobre os projetos voltados para o esporte, Tainara apresentou integrantes do seu projeto “Vem, vamos fazer acontecer!”, que atuam na área e juntos pretendem criar propostas voltadas para o lazer e o incentivo a praticas de diversas modalidades e o uso de espaços públicos que estão abandonados.