Policiais presos em Manaus desviaram drogas apreendidas para revender, aponta investigação

Os cinco policiais presos durante a “Operação Audácia”, nesta sexta-feira (14), em Manaus, foram detidos por tráfico de drogas após serem flagrados transportando sacas com entorpecentes para duas viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Coordenada pela Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), a operação do Ministério Público teve início após denúncias encaminhadas ornmeio do número 181, o disque-denúncia da Secretária de Segurança.

Ao todo, oito policiais são alvos da operação, entre cabos, sargentos e um tenente. Quatro deles são lotados no Batalhão de Trânsito (BPTran) e os demais na 2ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), na zona Sul de Manaus.

Leia mais: Briga entre detentos termina com dois feridos e apreensão de objetos cortantes em cela

Segundo o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da Proceap, as imagens auxiliaram a averiguação das denúncias de “arrocho” praticado pelos PM’s, prática que consiste em roubar drogas ou outros materiais ilícitos de criminosos para revender posteriormente a outros bandidos.

A ocorrência que deu início às apurações ocorreu no dia 17 de maio, na rua Ana Nogueira, em Educandos, bairro na zona Sul manauara. Na ocasião, 17 sacos com entorpecentes foram apreendidos e levado para duas viaturas. Dezesseis deles foram colocados em uma viatura do BPTran e uma em outro veículo pertencente à 2ª Cicom. Apenas este último foi apresentado na delegacia da área.

As drogas alvos de arrocho eram desviadas de apreensões normais, em que parte do material ilícito era apresentado e o restante desviado em prol da prática criminosa exercida pelos agentes públicos.

Related posts

Corpo de homem é encontrado com marcas de tortura em beco

Polícia Federal desarticula esquema de venda ilegal de bens apreendidos em Humaitá

Corpo com marcas de facadas é encontrado em quitinete