sábado, 21 dezembro 2024
Home Brasil Presidente do Sinjor-AM, Wilson Reis tem contas reprovadas e tenta reverter decisão em ato ilegal

Presidente do Sinjor-AM, Wilson Reis tem contas reprovadas e tenta reverter decisão em ato ilegal

por adm
0 comente

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (Sinjor-AM), Wilson Carlos Braga Reis, teve a prestação de contas do ano de 2023 reprovada em Assembleia Geral realizada no dia 29 de abril deste ano, por 11 votos contra sete, e tenta reverter a decisão em ato ilegal. A reprovação das contas de Wilson Reis o deixa inelegível para a próxima eleição do sindicato, em 2026. Ele ocupa o cargo de presidente há mais de dez anos.

Em reunião realizada com a diretoria executiva do Sinjor-AM, no qual Reis tem a maioria, o presidente anulou a assembleia e convocou nova assembleia para esta terça-feira (4), às 19h de Manaus, sem a publicação da ata da Assembleia anterior, sem a publicação da ata da reunião executiva em cartório e fora do prazo legal para o julgamento da prestação de contas de 2023, vencido no dia 30 de abril de 2024, como prevê o artigo 67 do Estatuto do Sinjor-AM.

Leia mais: PF detém passageiros por tráfico de drogas e tentativa de envio de criança ao exterior ilegalmente

Na convocatória do dia 29 de abril, Wilson Reis suprimiu do documento que todos os jornalistas sindicalizados precisavam estar com a anuidade de 2024 em dia. Os jornalistas que votaram no dia estavam com menos de um ano da anuidade de 2023 paga e não receberam notificações informando o atraso de pagamento relativo ao ano corrente. Na nova convocatória, Wilson Reis publicou que os sindicalizados aptos a votar as contas precisavam estar “quites com as obrigações estatutárias” sem dar detalhes.

As contas do presidente do Sinjor-AM de 2023 foram reprovadas por ilegalidades detectadas no balanço patrimonial do sindicato, como doações para o Sinjor-AM não contabilizadas, falta de documentos fiscais, notas fiscais com rasuras e apagadas, além de débitos sem identificação no extrato bancário. Em 2023, o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas movimentou mais de R$ 157 mil, sendo a maioria do recurso oriundo de verba pública.

Ao assumir o cargo de vice-presidente do Sinjor-AM, a jornalista Paula Litaiff se disponibilizou a contribuir para a captação de recursos voltados à reforma da sede do sindicato e com a realização de projetos de empreendedorismo para os jornalistas.

Paula Litaiff foi eleita para ser vice-presidente do sindicato em dezembro do ano passado para o período de 2023–2026. O convite para formar chapa com o Wilson Reis foi aceito mediante promessa de que a nova gestão seria conjunta e transparente, visando auxiliar a categoria de jornalistas.

Antes de iniciar a captação de receitas para o Sinjor-AM, Paula Litaiff pediu para ter acesso aos documentos fiscais do sindicato, o que lhe foi negado verbalmente e por documentos extrajudiciais nos dias 26 de fevereiro de 2024 e 10 de abril de 2024.

No dia da reprovação da prestação de contas de Wilson Reis, a contadora do Sinjor-AM, Rosana Valério, apresentou o Balanço Patrimonial e Financeiro e admitiu irregularidades no documento, como o não registro de doações para o sindicato no ano de 2023. A declaração da contadora foi questionada pelos jornalistas presentes na Assembleia Geral, cuja maioria decidiu por reprovar as contas de Wilson Reis.

Em ato ilegal, Wilson Reis pretende anular arbitrariamente a decisão de 29 de abril da Assembleia Geral – considerada soberana pelo Estatuto do Sinjor-AM – em uma nova assembleia a ser realizada hoje, terça-feira, 19h, na sede do sindicato, localizada na Praça Santos Dumont, 15, no Centro da cidade. 

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.