segunda-feira, 8 julho 2024
Home Manchete Polícias do Rio de Janeiro e Amazonas cumprem mandados contra esquema de tráfico e lavagem de dinheiro

Polícias do Rio de Janeiro e Amazonas cumprem mandados contra esquema de tráfico e lavagem de dinheiro

por Raphael
0 comente

Policiais civis do Rio de Janeiro e do Amazonas realizam operação conjunta, nesta terça-feira (21), para desarticular esquema de fornecimento de drogas e lavagem de dinheiro do Comando Vermelho. A operação “Rota do Rio” busca cumprir 99 mandados de busca e apreensão nos dois Estados, além de Minas Gerais e Pará, contra pessoas e empresas apontadas como integrantes ou associados a um dos braços operacionais e financeiros do CV.

Na capital fluminense, os policiais cumprem mandados em endereços nobres como Copacabana, Ipanema, Arpoador e Catete, na zona Sul, na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste, e na comunidade Fallet e Fogueteiro, na região Central, onde houve tiroteio. Os agentes também cumprem mandados nos municípios de Cabo Frio e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. 

Leia mais: Operação conjunta entre PF e PC-AM cumpre mandados de prisões em Manaus

Sete escolas municipais suspenderam as aulas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, sendo cinco unidades escolares de Santa Teresa e outras duas no Rio Comprido. O Centro Municipal de Saúde Salles Netto, no Rio Comprido, acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento, enquanto a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, mantém o atendimento à população, mas suspendeu atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares.

As investigações apontaram que a droga do Amazonas era vendida no Rio de Janeiro, tanto em comunidades, quanto no asfalto. A estimativa é que pelo menos R$ 30 milhões tenham sido movimentados pelo grupo, que utilizava esquemas com laranjas para lavar o dinheiro da compra e venda de drogas. Uma das empresas utilizadas seria um frigorífico de um ex-prefeito no interior do Amazonas, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico. 

Segundo a Polícia Civil, a operação mostra que a atuação violenta do tráfico de drogas nas favelas e o que chamou de “romântica” no asfalto, têm a mesma origem e o mesmo fornecedor. A ação pretende conseguir provas e confiscar bens móveis e imóveis relacionados às atividades de tráfico, para enfraquecer a estrutura financeira e logística, bem como a atuação do Comando Vermelho. 

A operação é realizada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), com o apoio da Delegacia de Repressão a entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas. As investigações também contaram com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra). 

Com informações do jornal O Dia

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.