sábado, 22 março 2025
Home Cidades Justiça manda TCE reabrir processo de afastamento de Ari Moutinho por assédio

Justiça manda TCE reabrir processo de afastamento de Ari Moutinho por assédio

por kli
0 comente

Em 10 de novembro de 2023, em decisão nada republicana, o Conselheiro Erico Xavier Desterro  determinou o arquivamento de processo administrativo que buscava a instauração de processo administrativo disciplinar contra o Conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior. 

O fato a ser apurado em PAD era referente à infração administrativa ocorrida em 03.10.2023 entre 09:30 a 09:35, por parte do Conselheiro Ari Jorge Moutinho que xingou e ameaçou a Conselheira Yara Amazônia Lins pouco minutos antes da eleição para a Presidência da Corte de Contas. 

Em 27.03.2024 o Tribunal de Justiça do Amazonas publicou no diário oficiaL, decisão do Desembargador Cláudio Roessing que concedeu liminar em mandado de segurança n. 4002683-17.2024.8.04.0000 para determinar o desarquivamento do processo administrativo em face de Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior para que respondesse por seu ato nos termos do Código de Ética. 

A decisão de arquivamento de ordem do antigo Presidente do TCE/AM, o Conselheiro Érico Desterro, foi contrária a investigação criminal promovida pelo Superior Tribunal de Justiça, razão pela qual o Desembargador Relator Cláudio Roessing entendeu que a decisão “extrapolou dos limites do juízo de admissibilidade, uma vez que deveria ter aferido apenas a existência de prova mínima que indicasse a autoria e a materialidade”. 

A decisão judicial é uma importante medida para não perpetuar a impunidade. O Conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior nada mais é que um funcionário público que deve responder pelos seus atos tanto na esfera administrativa como na esfera criminal.

Veja o Documento 

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.