segunda-feira, 8 julho 2024
Home Cidades Justiça Eleitoral mantém derrota de Beto D’Ângelo em dia de operação da GAECO

Justiça Eleitoral mantém derrota de Beto D’Ângelo em dia de operação da GAECO

por kli
0 comente

Na tarde desta terça-feira, 12, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitaram os Embargos de Declaração de Beto D’Ângelo, prefeito de Manacapuru (a 98,8 quilômetros de Manaus). 

Na manhã de hoje, o secretário e o subsecretário municipal de Educação da cidade, Raimundo Conde e Afonso Luciano, foram alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/CAO-CRIMO) e da 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru.

O Recurso apresentado por Beto e sua vice, Valcileia Flores Maciel, contestava a multa por provocarem aglomeração durante um evento eleitoral na campanha de 2020, enquanto o estado estava passando pela pandemia de Covid-19 e atividades deste tipo eram proibidas pela Justiça Eleitoral. O Ministério Público Eleitoral (MPE-AM) e o TRE-AM não aceitaram.

“A conduta adotada pelo candidato representado violou de maneira drástica o princípio da isonomia e maculou a paridade de armas, de modo a malferir a garantia de igualdade de oportunidades entre candidatos, como regra democrática imperativa do pleito, pois a despeito de todas as normas sanitárias vigentes e da decisão que o proibiu de realizar atos de propaganda que geram aglomerações, o candidato representado continuou a organizar e participar de eventos desta natureza, desrespeitando frontalmente o referido princípio”, diz trecho do documento escrito pelo relator, à época, Kon Tsih Wang.

Os desembargadores mantiveram a decisão, mas não falaram sobre o valor da aplicação da multa nem das outras sanções.

Operação Compadrio

A Operação Compadrio tem como alvos o secretário Municipal de Educação, Raimundo Conde e o subsecretário Afonso Luciano, e investiga um poderoso esquema criminoso responsável pelo desvio de recursos públicos oriundos do salário-educação.

A segunda fase foi deflagrada nesta terça-feira, 12, pela GAECO do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e pela 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru.

You may also like

Deixe um comentário

Soledad is the Best Newspaper and Magazine WordPress Theme with tons of options and demos ready to import. This theme is perfect for blogs and excellent for online stores, news, magazine or review sites.

Últimas Postagens

Polícia 190, pertence a Azevedos Serviços. Todos os Direitos Reservados. Designer baseado no Tema Soledad.