Aproximadamente uma tonelada de cocaína foi apreendida no rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru, no interior do Amazonas, pela Companhia de Operações Especiais (COE). Além do entorpecente, a COE apreendeu um fuzil calibre 7,62 e uma lancha com motor 200hp, usada pelos criminosos que trocaram tiros com os policiais militares.
De acordo com o Tenente-Coronel do Comando de Policiamento Especializado (CPE) Alysson Lima, a equipe recebeu informações de que uma embarcação com drogas vindo da Colômbia iria passar pelo município. Na lancha, um colombiano estava em uma lancha, quando foi abordado pelos policiais. Com medo, o homem pulou no rio para tentar fugir.
“As forças especiais, sabendo da chegada desse material, se posicionaram em locais específicos e aguardaram. Quando chegaram, tiveram que fazer a abordagem. Na hora, o elemento caiu no rio, depois ele foi recapturado e foi encontrado todo o material na embarcação, inclusive com o armamento”, informo o coronel.
Ainda segundo a autoridade, as ações policiais estão sendo reforçadas no período da noite, momento em que os criminosos aproveitam para escoar o máximo de mercadorias ilegais pelo rio Solimões.
“As equipes já estavam fazendo levantamento de situações de entorpecentes chegando pelo rio Solimões, vindo da Colômbia. Como foi bem dito, existem alguns furos na chegada, passando pela Base Arpão. Geralmente os narcotraficantes utilizam os meios terrestres para poder fazer o desdobro dessa mercadoria para passar por trás da base Arpão, mas nós vamos continuar reforçando o policiamento e continuar com a inteligência para acompanhar e dificultar o tráfico de drogas na região”,