O ator Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Albus Dumbledore na franquia Harry Potter, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28). Seu falecimento foi confirmado por sua esposa e filho em nota; confira (via Guardian):
“Amado marido e pai, Michael morreu tranquilamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após um ataque de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento dolorido e agradecemos suas mensagens de apoio e amor.”
Reverenciado no Reino Unido, Gambon pode ser mais lembrado pelos nerds no mundo todo por assumir o papel do diretor de Hogwarts em 2002, após a morte de Richard Harris. No entanto, a filmografia do ator é bem mais extensa do que a franquia.
Na realidade, ela é repleta de obras elogiadas, entre as quais Assassinato em Gosford Park, O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante e As Aventuras de Paddignton, no qual dublou o tio Pastuzo.
Ele também estrelou blockbusters e filmes em grande escala, como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e O Informante, e trabalhou com diretores renomados, como os irmãos Cohen em Ave, César!.
No entanto, Gambon é também muito celebrado por seu trabalho no teatro, sobretudo em peças de Harold Pinter, Samuel Beckett e Alan Ayckbourn. Ele foi premiado com um Olivier por sua performance em A View from the Bridge, em 1987, além de ser indicado a um Tony por sua passagem na Broadway nos anos 1990 com Skylight, de David Hare.
Gambon deixa a esposa e um filho.