O ex-secretário Rosinaldo Cavalcante Moura, de 51 anos, que estava sendo procurado pela Polícia Civil do Amazonas, após ex-funcionárias o denunciarem por assédio e importunação sexual, foi preso nesta quarta-feira (21), em Belém, no Pará. O homem é ex-secretário de assistência social do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), onde os crimes ocorreram.
A delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DIP) de Manacapuru, relatou que as investigações iniciaram quando uma das vítimas compareceu à delegacia para formalizar a denúncia contra Rosinaldo.
“Além desta, outras vítimas, encorajadas a buscar ajuda, também vieram à delegacia para denunciar o indivíduo pelas mesmas práticas criminosas. Segundo elas, o procurado utilizava do cargo que ocupava para intimidá-las”, contou.
Ao procurarem pelo suspeito, foi descoberto que ele não estava em Manacapuru. Equipes de investigação receberam a informação de que o indivíduo estaria na cidade de Belém, no Pará, em um evento da igreja que participava, e embarcaria para Manaus na terça-feira (20).
“Como tínhamos a informação de que ele viria para Manaus, fomos para o aeroporto da capital amazonense e ficamos aguardando a sua chegada. Entretanto, houve um contratempo e o homem não embarcou para a cidade e permaneceu em Belém, ocasião em que foi solicitado apoio dos policiais civis da PC-PA, para localizá-lo”, disse.
Policiais civis do Pará iniciaram as buscas pelo homem e o encontraram residindo em um hotel no bairro São Brás, naquele estado, onde foi preso.
Rosinaldo responderá por estupro e ficará à disposição do Poder Judiciário, aguardando recambiamento para o Amazonas.