O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em ação conjunta com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), uma operação em combate e desarticulação de organizações criminosas.
Os alvos dos mandados são integrantes de facções criminosas, com investigação em andamento e foragidos da justiça por crime graves, como tráfico e homicídio. Durante a operação, foram cumpridos 100 mandados de prisão em todo o estado do Amazonas.
Em Manaus, foram 26 pessoas presas até o momento. Em todas as zonas da cidade foram efetuadas prisões em decorrência da ação, a zona leste foi onde encontraram mais dos seus alvos. Os órgãos também cumpriram mandado em uma comunidade ribeirinha.
Em todo o Brasil, foram cumpridos 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão. O objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais; efetivar prisões de integrantes dos grupos e coletar provas das práticas criminosas detectadas em investigações realizadas pelo Ministério Público brasileiro.