PF apreende madeiras ilegais no Vale do Javari no AM

A Polícia Federal no Amazonas apreendeu neste último sábado (15) um total de 75 toras de cinco espécies de madeiras ilegais, na região do Vale do Javari, após a Delegacia PF em Tabatinga receber denúncia a respeito do crime. Agentes federais foram até o local indicado e encontraram as madeiras.

Durante a ação, foram identificados três suspeitos, que prestaram esclarecimentos ao Delegado responsável pelo caso. Diante dos fatos, foi instaurado inquérito policial para verificação da procedência da madeira e demais envolvidos. A Perícia da Polícia Federal expedirá um laudo em breve, que será comunicado à sociedade em forma de nota à imprensa oficial.

Sobre ameaças aos indígenas a PF informou que:

As providências referentes a fiscalização ostensiva e investigação já estão sendo tomadas, em conjunto com os órgãos de Segurança Pública, para que seja elucidado o caso e trazer seguridade às comunidades residentes no Vale do Javari, que sofrem constantes ameaças.

Balanço da apreensão

Balanço da apreensão de madeira quantitativa e qualitativa informada pelos técnicos da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA):

• Madeira Cedro Arana I (108,46 Metros Cúbicos): 34 (trinta e quatro) toras de madeira Cedro Arana, em média 3,2 metros de comprimento e 1 metro de diâmetro. Todos encontrados amarrados no bloco 1.

• Madeira Cedro (0,58 Metros Cúbicos): 01 (uma) tora de madeira Cedro, com 4 metro de comprimento e 0,43 metros de diâmetro. Encontrado no Bloco 1.

• Madeira Cedro Arana II (8,94 Metros Cúbicos): 02 (duas) toras de madeira Cedro Arana, em média 3,2 metros de comprimento e 1,3 metros de diâmetro. Encontrados amarrados no bloco 2.

• Madeira Louro (3,88 Metros Cúbicos): 07 (sete) toras de madeira Loro (louro), em média 4 metros de comprimento e 0,45 metros de diâmetro. Todos encontrados amarrados no bloco 2.

• Madeira Ucuúba ( 17,40 Metros Cúbicos): 18 (dezoito) toras de madeira Ucuúba, em média 4 metros de comprimento e 0,55 metros de diâmetro. Todos encontrados amarrados no bloco 2.

• Madeira Marupá (6,23 Metros Cúbicos): 05 (cinco) toras de madeira Marupá, em média 4 metros de comprimento e 0,65 metros de diâmetro. Todos encontrados amarrados no bloco 2.

• Madeira Paricarana (15,21 Metros Cúbicos): 09 (nove) toras de madeira Paricarana, em média 4 metros de comprimento e 0,75 metros de diâmetro. Todos encontrados amarrados no bloco 2.

Related posts

Corpo de homem é encontrado com marcas de tortura em beco

Polícia Federal desarticula esquema de venda ilegal de bens apreendidos em Humaitá

Corpo com marcas de facadas é encontrado em quitinete