A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), deflagrou, na quinta-feira (30), a Operação Lácteos, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e com a Vigilância Sanitária Municipal. A operação apreendeu, mais de 40 toneladas de produtos alimentícios vencidos, em uma ação na rua Jerusalém, bairro Mauzinho, Zona Leste de Manaus.
De acordo com o delegado Rafael Guevara, titular da unidade especializada, o objetivo desta ação foi apurar denúncias de irregularidades em uma empresa que atua distribuindo produtos alimentícios, naquele endereço.
“Durante a ação, constatou-se que havia manipulação e fatiamento de alimentos sem autorização dos órgãos competentes. Além disso, foi encontrada uma grande quantidade de queijo, presunto, mortadela e margarina vencidos. Entre as irregularidades, a empresa fiscalizada manipulava trigo de maneira precária em violação às normas de vigilância sanitária de saúde pública” explicou.
Ainda conforme o titular, a Adaf e a Visamanaus emitiram autos de infração em desfavor da distribuidora. Enquanto a Decon instaurou Inquérito Policial (IP) para apurar o crime contra as relações de consumo, pela existência de mercadorias impróprias para o consumo humano e eram distribuídas para comércios da capital e do interior.
“Ao total, foram apreendidas aproximadamente duas toneladas de queijo, presunto, mortadela e margarina, bem como 40 toneladas de trigo impróprios para consumo”, informou.
O proprietário não estava no local durante a ação, por este motivo, foi deixada uma notificação de comparecimento na Decon. Ele responderá por crimes contra relações de consumo.