Manifestantes invadem Congresso Nacional em protesto contra eleições; STF e Planalto também são alvos

Manifestantes ocuparam o prédio do Congresso Nacional, na tarde deste domingo (8) em Brasília, em protesto contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Lula tomou posse no cargo no último dia 1º de janeiro.

Con pedidos de prisão do atual presidente, intervenção militar e o retorno de Jair Bolsonaro à presidência, uma ala mais radical de apoiadores do ex-presidente aparece em imagens divulgadas na internet subindo nas cúpulas do Congresso e invadindo o prédio sobre cacos de vidro da fachada, que se acumulavam pelo chão.

Leia mais: Justiça Federal determina desocupação de militantes pró-Bolsonaro de frente do CMA

Houve confronto entre manifestantes e policiais militares, que tantaram, sem sucesso, evitar a aproximação do comboio até o prédio público. Imagens mostram agentes de segurança disparando bombas de gás contra a multidão, que tenta. se proteger com roupas, panos e até máscaras de gás no rosto. A Força Nacional também foi colocada à disposição.

Durante o sábado (7), partes da capital federal já haviam sido isoladas, especialmente na área central, quando vários ônibus com manifestantes chegavam à cidade. A invasão lembra episódio semelhante ocorrido nos Estados Unidos, em janeiro de 2021, quando apoiadores do ex-presidente Donald Trump tentaram invadir o Capitólio. Quatro pessoas morreram na ocasião.

O Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvos dos manifestantes, que teriam conseguido invadir também o prédio da Corte Suprema.

Related posts

MPF reforça pedido de urgência em caso sobre mineração de potássio em terra indígena no AM

PF indicia 37 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Noruega fará doação de US$ 60 milhões ao Fundo Amazônia