Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizam, pelo segundo dia consecutivo, operação no Complexo de Favelas da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro. A operação começou por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira (11) e já pelo menos 24 pessoas presas, cinco mortas e diversas armas, drogas e carros roubados apreendidos.
Entre as vítimas fatais, está o sargento Jorge Galdino Cruz, de 32 anos, atacado a tiros por traficantes da região. Outro militar ferido, identificado como Rafael Dias Holfgramm, foi levado para o Hospital Federal de Bonsucesso, onde passou por cirurgia e tem o quadro considerado estável. Um morador de 75 anos, atingido durante o tiroteio, também foi operado e passa por observação no Hospital Estadual Getúlio Vargas.
Leia mais: RJ: Polícias Civil e Militar realizam operação em áreas sob domínio do Comando Vermelho
Até a manhã de hoje (12) foram apreendidos 11 fuzis, uma metralhadora antiaérea, cinco pistolas, uma espingarda calibre .12, seis carros roubados, duas motos e drogas. Um esconderijo utilizado pelos criminosos foi descoberto durante as incursões policiais.
Por causa da operação, mais de 40 escolas e quatro unidades de saúde suspenderam o atendimento ao público. Em represália às ações da Polícia, bandidos causaram arruaças em linhas expressas que cercam o complexo de favelas da Maré., como a Linha Vermelha, Linha Amarela e avenida Brasil. Um ônibus chegou a ser incendiado.
O material apreendido foi levado para prédio policiais da região. Armas e drogas foram apresentadas na 21ª Delegacia de Polícia, no bairro Bonsucesso, enquanto os veículos recuperados foram conduzidos até o 22º Batalhão de Polícia Militar, também na Maré.
As informações são do jornal “O Dia” / Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil